Tempo de leitura: 4 minutos
O colágeno é uma proteína que fornece sustentação não apenas para a pele, mas também para músculos, ossos e articulações. Acontece que, com o passar do tempo, a sua produção começa a cair. Algumas mulheres mantêm um depósito dessa riqueza em seus corpos por mais tempo, variando de pessoa a pessoa mas é certo que a saúde, dieta e estilo de vida têm um papel fundamental na sua manutenção.
A seguir, vamos ver como o colágeno atua, quando a sua produção diminui e o que acontece, o que fazer para prolongar a produção e sua relação direta com o envelhecimento.
Qual é o papel do colágeno no nosso corpo?
O colágeno é uma proteína que o corpo produz por si só e naturalmente. Ele é encarregado de dar suporte e elasticidade para a pele além de manter a saúde dos cabelos, nervos, músculos, ossos, articulações e cartilagens. Então, veja: esse “cara” jamais poderia abandonar seus serviços, certo? Jamais! Mas não é bem assim que ele se comporta.
Por volta dos 25-30 anos, nosso corpo começa a reduzir a produção dessa proteína. Alguns hábitos também ajudam a acelerar a perda como a exposição ao sol sem protetor solar, situações de estresse constantes e alimentação mal balanceada.
A redução drástica do colágeno – junto da queda na produção hormonal – tem um grande papel no nosso envelhecimento. A pele começa a enrugar, as articulações podem doer aqui e ali, ou seja, começamos a lidar com novas questões de saúde e aparência.
Como a queda na produção de colágeno afeta o nosso organismo?
Você já tinha pensado em como a queda na produção de colágeno afeta o nosso organismo? E se ele é tão necessário para a saúde geral, porquê o corpo vai diminuindo a produção? A resposta é: faz parte do processo natural do envelhecimento, acontece no avanço da nossa idade.
O colágeno faz a pele ficar lisa e tensionada, ajuda a calcificar os ossos, mantém as articulações e cartilagens hidratadas e nossos músculos firmes. É um papel importante demais! Quando a produção cai, começam a surgir dores nas articulações e rigidez nas juntas, a musculatura pode ficar enfraquecida e a pele mais flácida e com rugas.
Que hábitos podem “segurar” o colágeno por mais tempo?
Uma pessoa pode se preparar desde cedo para prolongar o estoque de colágeno no corpo se cultivar hábitos que farão a diferença enquanto a idade avança.
Uma dieta bem equilibrada pode fornecer ao corpo os ingredientes necessários para ajudá-lo a produzir colágeno. Sendo uma proteína, o colágeno é encontrado, principalmente, em carnes vermelhas, frango, peixes e na gelatina convencional.
Alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão e abacaxi), zinco (frutos do mar, nozes, castanhas), selênio (castanha do Pará) e silício (aveia, maçã) potencializam os resultados, melhoram a absorção e auxiliam na produção.
Por fim, hidratar o corpo de dentro para fora bebendo água e fortalecer os músculos com exercícios físicos regulares completam o combo da “terapia de manutenção natural”.
Suplementação de colágeno.
Os suplementos de colágeno prometem repor e amenizar os sintomas diminuindo a flacidez, as rugas e dores articulares. Mas, o resultado da ingestão do suplemento ainda é contestável para alguns estudiosos da área. Da mesma forma que existem artigos indicando benefícios na reposição, existem outros dizendo que ela não faz nenhuma diferença. Enfim, muitos médicos indicam a reposição de colágeno como solução para adiar e até recuperar a vitalidade da pele onde os resultados seriam aparentes após 3 meses de tratamento.
O mercado farmacêutico oferece colágeno em pó ou em cápsulas, dos tipos 1, 2, 3 e 4. Para escolher o produto certo, você deve saber qual o benefício esperado: melhora da pele ou das articulações, ou de tudo! Para consumir qualquer suplemento, é melhor buscar orientações de um médico ou nutricionista e fazer o uso seguro, pelo tempo certo.
A relação do colágeno com o envelhecimento.
A relação do colágeno com o envelhecimento fica clara quando vemos como ele é responsável pela sustentação dos nossos tecidos. Pele, cabelos, unhas, músculos, ossos, cartilagens e articulações precisam dele para permanecerem firmes, elásticos, viçosos.
Então, cuidando desde cedo da alimentação, evitando o estresse constante, protegendo a pele com protetor solar, a degradação de colágeno tem mais chances de ser adiada. Com isso, podemos prolongar a saúde das nossas estruturas de sustentação do corpo e manter a pele mais firme, por mais tempo, atrasando o envelhecimento.
E você, tem cuidado do seu colágeno?