cabelos brancos transição

Cabelos brancos, a transição

Os cabelos brancos sempre foram associados à velhice e velhice é algo que todo o mundo quer evitar mas também quer muito seguir vivendo.

Quem nunca arrancou um ou outro fio branco que nasceu perdido entre a cabeleira escura?

Uma mulher que deixasse a cabeça ficar branca era “uma vovozinha”. No homem, os cabelos brancos ou grisalhos sempre tiveram conotação de algo charmoso, com um ar interessante. Já na mulher, cobrir os cabelos brancos era uma regra e ponto final. Cabeça branca é coisa de “velha” nem pensar! Será?

Que tal se encararmos o velho como alguém sortudo, com uma vida longa? Para não envelhecer é preciso morrer cedo. Quem quer isso?

Cabelos brancos, sejam bem-vindos!

Claro, você pode escolher passar os anos do envelhecimento lutando contra rugas e cabelos brancos que, aliás, só fazem crescer marcando as raízes a cada 20 dias. Uma rotina cara e cansativa.

Investir tempo e dinheiro nisso é opção de cada um, ponto final. Mas assumir a cabeça branca é uma prática cada vez mais comum entre o público feminino, um avanço importante contra os tantos rótulos e padrões estéticos que massacram as mulheres há séculos.

Desde os meus 30 e poucos anos os primeiros fios brancos já começaram a despontar. Imediatamente iniciei a aplicação de henna e segui cobrindo meus fios por muitos anos. No começo, eram aplicações de 40 em 40 dias e esse prazo foi se encurtando até chegar nos 30 em 30, até 20 em 20 dias! A certa altura, passei para os tonalizantes e quando os brancos já eram mais de 50% só a tintura dava bom resultado.

Tingir e deixar de tingir, eis a questão

Tingir os cabelos é um processo maravilhoso na medida que oferece diversas opções de tons. Você pode mudar o visual radicalmente apenas tingindo os cabelos mas o tom grisalho natural ou branco opera esse mesmo efeito.

É verdade que, como qualquer tom de tintura, uma moldura branca ou grisalha ao redor do rosto pode não cair bem para todas, tanto quanto um castanho escuro ou um ruivo. Aí entra tom de pele, cor dos olhos e o estilo de cada uma.

O que conta aqui é se desfazer do preconceito entendendo que o natural tem valor, além de ser extremamente libertador – o compromisso com a tintura acaba e o custo financeiro também.

Tintura nos cabelos, nunca mais

Para quem sempre tingiu os fios brancos e quer deixar isso para trás, o primeiro passo é que essa seja uma vontade genuína porque você vai precisar ser forte amiga!

Suportar o processo de crescimento dos fios brancos com parte da cabeleira tingida é desafiador. Um dedinho de raiz branca derruba qualquer visual, por mais trabalhada no figurino e na maquiagem que a gente esteja. Mas pensa assim: é só uma fase. Vai passar!

Com louro claro tingido. As raízes brancas avançando.

Como suportar o crescimento dos fios brancos

Em 2016, comecei o processo de clarear meu castanho claro com algumas luzes até que, em novembro, tingi de um loiro médio. Isso amenizava o contraste do tingido com o branco. Desse dia em diante, a barra branca que sobe pelas raízes foi crescendo livremente.

Suspender as tinturas era o meu objetivo e eu assumi esse compromisso comigo mesma. Já se somavam mais de 30 anos com química no couro cabeludo e eu nunca me senti confortável com isso, por mais que as tinturas tenham evoluído ao longo do tempo.

Quando os brancos crescidos estavam com uns dois centímetros, passei a prender os cabelos: usava rabo de cavalo, coque ou uma tiara. Esse recurso emoldura o rosto com os fios brancos e suaviza a “quebra” da transição que fica voltada para trás.

Eu adoraria usar faixas e lenços que acho lindo, mas parece que o meu crânio não foi desenhado para isso e nada segura. Chapéus e bonés também podem ser uma boa solução para os dias mais difíceis.

Em algum momento, até procurei apliques de peruca (eu avisei, o processo não é fácil e você vai lutar contra as recaídas, mas não desista!). Então eu encontrei uma loja especializada e experimentei um aplique que tinha o tom do meu loiro certinho. Era como um chapeuzinho, um topo de cabeça que cobria justamente minhas raízes brancas. Olha, era perfeito e não fosse o custo daquele negócio acho que teria comprado. Desisti e continuei na luta.

Cabelos brancos, transição
Cabelo preso, esconde as pontas tingidas.

De fato, o processo fica cada vez mais tranquilo. O cabelo branco vai cobrindo mais e mais a cabeça e com os cortes regulares, uma hora a mágica acontece. Plim!

Esse processo é para quem usa os cabelos médios ou longos e não quer radicalizar com um curtinho.  Essa também  é uma opção e o caminho mais rápido para a transição. Só tenha cuidado para não se arrepender porque os fios crescem, em média, de 1cm a 1,5cm por mês. Certo é que o curtinho fica uma graça para muitas!

Vantagens dos cabelos brancos

Abandonar de vez a tintura nos cabelos e assumir os fios brancos naturais do envelhecimento traz vantagens e, pensando bem, eu nem saberia indicar alguma desvantagem. Vejamos:

  • redução de custos financeiros mensais
  • fim das idas ao salão de beleza para tingimento
  • fim da química frequente nos fios e couro cabeludo
  • sentimento de liberdade e rompimento do padrão

Como cuidar dos cabelos brancos ou grisalhos

A cabeleira grisalha abre um novo capítulo nos cuidados com os cabelos. Nem sempre vai ser só lavar e pronto. Principalmente nos cabelos longos, é comum aparecerem uns fios com frizz ou amarelados mas, nos dois casos, existe solução:

  • para o amarelado podemos usar um shampoo ou condicionador específico para cabelos grisalhos e brancos. Esses produtos tem uma cor roxa ou preta, parece piche mesmo, mas fazem a mágica deixando a cabeleira bem prateada. Fica lindo!
  • já para os fios eriçados, podemos resolver aplicando um leave-in após a lavagem ou mesmo no cabelo seco. Outra opção é aplicar produtos anti-frizz antes do secador. E ainda temos uma terceira opção: fazer uma escova progressiva. Nesse caso, o efeito é um cabelo sem frizz por alguns meses, porém, os fios ficam lisos e com bem menos volume. Então é bom estudar se esse visual vai “casar” com você. Também é bom saber que quanto mais lavagens a progressiva vai perdendo efeito e os fios retomam a antiga forma. É progressiva, não é definitiva.
Cabelos brancos, transição
Os fios brancos já com 1/3 do comprimento (2018).

Um bom corte ajuda a manter os cabelos cuidados e bonitos. Curtinhos, semi longos ou longos, lisos, crespos ou ondulados, soltos ou presos, os cabelos são seus, é a sua cabeça. Sinta-se bem, bonita e confortável.

Cada uma com suas escolhas

E aí, vai encarar a transição para os brancos e abandonar os tingimentos de vez? O processo não é fácil e nem muito rápido, mas depois que os fios virgens crescem é libertador.

Cabelos brancos, a transição
Em 2021, grisalho total.

Cabelos brancos fazem parte do envelhecimento de todos nós, seres humanos. Nem todos estão prontos ou dispostos a abraçar o pacote completo dessa fase da vida. Então, quer seguir tingindo os cabelos? Tudo bem! Mas que tal apoiar sua amiga que está na batalha para deixar os cabelos grisalhos crescerem? Uma fala de incentivo vai cair bem, acredite.

Os preconceitos com tudo o que remete ao envelhecimento (e que muitas de nós ainda carregamos) são cruéis, limitantes e, muitas vezes, nos forçam a algo que não queremos, não gostamos ou cansamos de fazer. Esses preconceitos vem padronizando rostos e impondo gastos excessivos, mais do que você gostaria ou deveria investir. Brancos e grisalhos são lindos e abrem uma nova cor na paleta dos cabelos. Seja feliz e encontre a sua beleza na paz de ser livre.

Beijos e até a próxima.

Isabel Cavalcanti Juchem

Isabel Cavalcanti Juchem

Sou publicitária, aposentada, 60+, e falo aqui sobre envelhecer mantendo o espírito jovem.

Compartilhe este texto

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email

Leia também